O crédito pode ser uma ferramenta útil quando utilizado de forma consciente, para a construção de patrimônio e realização de projetos de vida, mas se for mal administrado, pode levar ao endividamento e comprometer o seu futuro financeiro.

Seja prudente, para que as despesas não superem seus rendimentos, e tenha uma reserva de emergência para imprevistos, evitando assim contratações de crédito por falta de planejamento, organização ou controle.

É importante não deixar que as dívidas se acumulem. Se já estiver endividado, busque negociá-las com os credores, pois muitas vezes podemos obter descontos ou condições melhores de pagamento e, em casos mais graves, é possível acionar a Lei do Superendividamento (Lei no 14.181/2021).

Considerando que algumas taxas de juros ofertadas são altas, busque melhores opções que o rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial e, caso necessário, escolha alternativas com juros mais acessíveis, como empréstimos pessoais ou empréstimos consignados, a exemplo do oferecido pela Funpresp aos seus participantes.