Reduzir desperdícios, repensar hábitos e ensinar com criatividade são atitudes que também educam financeiramente
Planejamento é tudo! Inclusive na sua vida previdenciária. Mas será que você sabe, de fato, como funciona a aposentadoria de servidoras e servidores públicos federais? Neste artigo, a gente te ajuda a entender as regras atuais e como se preparar de forma inteligente, com previsibilidade e tranquilidade.
O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o sistema de aposentadoria voltado exclusivamente para os servidores públicos titulares de cargo efetivo. Diferente do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), voltado para empregados da iniciativa privada (e outros), o RPPS tem regras próprias de elegibilidade, cálculo de benefício e contribuições.
Desde a Emenda Constitucional nº 103/2019 (a “Reforma da Previdência”), as regras para aposentadoria mudaram bastante. A depender da data de ingresso no serviço público, o cálculo do benefício pode ser diferente, e há regras de transição para quem já estava próximo de se aposentar na época da reforma.
Nós abordamos as mudanças com mais profundidade nesta página. Clique aqui!
Os servidores públicos federais que ingressam na carreira desde a publicação da EC nº 103/2019 recebem uma aposentadoria pelo RPPS limitada ao teto do INSS (que em 2025 está em R$ 8.157,41). Ou seja: para receber um valor acima disso quando se aposentar, precisa aderir a um plano de previdência complementar.
É aí que entra a Funpresp, um direito que é do servidor público federal! A Fundação é responsável pela previdência complementar desses servidores. Com planos estruturados para o longo prazo e uma política de investimentos segura e rentável, a Funpresp permite que os servidores construam um benefício extra no futuro, além da previdência paga pelo órgão, com vantagens como:
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que planejar a aposentadoria é um processo que começa agora, hoje. Não importa se você está no início da carreira ou prestes a se aposentar. Por isso, quanto antes você começar a investir no futuro, melhor.
Aqui vão algumas dicas práticas:
No próximo dia 13 de novembro, no Auditório da Procuradoria Geral da Justiça Militar, em Brasília, a Funpresp-Exe, a Funpresp-Jud e a DF-PREVICOM realizam juntas a 2ª edição do Seminário de Previdência Complementar do Servidor Público “Quem planeja realiza”.
No Painel 1, os especialistas vão falar sobre os Regimes de Previdência no Brasil ao discutir o seguinte tema: “Entendendo a previdência do servidor público: regras gerais, elegibilidade, benefícios no RPPS e Previdência Complementar”.
Será uma excelente oportunidade para se aprofundar no assunto, tirar dúvidas com especialistas e aprender mais sobre esse universo. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Fique de olho nas redes da Funpresp para acompanhar a programação completa clicando aqui.
