“Quem planeja realiza” traz argumentos para você economizar hoje e ter um futuro financeiro mais tranquilo e seguro para você e sua família

Quando pensamos no futuro, a aposentadoria precisa estar no topo da lista de prioridades. Você já se perguntou se o valor que será pago pela previdência pública será suficiente para manter o seu padrão de vida depois que parar de trabalhar? Provavelmente, se você contar apenas com esse recurso, precisará mudar seu estilo de vida. E ninguém quer isso, correto?

É exatamente nesse ponto que a previdência complementar entra como uma aliada essencial para você que deseja segurança financeira no longo prazo. Com um plano privado de previdência, você garante uma renda extra no futuro que pode complementar o benefício pago pelo regime público de previdência, muitas vezes insuficiente para as suas necessidades nessa fase da vida.

Isso significa mais tranquilidade para garantir que você tenha recursos financeiros para realizar projetos pessoais e, quem sabe, até tirar do papel aquele sonho antigo. O melhor de tudo é que você pode começar agora, com contribuições que cabem no seu bolso, e ainda contar com benefícios e vantagens diferentes em cada plano, um diferencial que multiplica seus esforços.

Com um plano privado de previdência, você pode se planejar financeiramente, de forma mais estratégica, aproveitar benefícios fiscais no presente e ter mais controle sobre o quanto vai ganhar no futuro. É uma escolha inteligente e acessível, pensada especialmente para pessoas como você, que desejam segurança, liberdade e autonomia na hora de se aposentar.

Por isso, o “Quem planeja realiza” traz argumentos para você começar a se planejar agora mesmo.

O que é a previdência complementar?

A previdência complementar é um tipo de poupança de longo prazo, pensada para complementara renda do trabalhador no momento da aposentadoria. Ela funciona como um plano adicional ao sistema público. Ou seja, além da aposentadoria paga pelo governo, a pessoa passa a contar também com um benefício extra, que ela mesma ajudou a construir ao longo da vida profissional.

Ao contrário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que são obrigatórios e possuem regras e limites estabelecidos por lei, a previdência complementar é voluntária. Nos planos de Contribuição Definida – CD, cada usuário decide o quanto quer contribuir, e, em vários desses planos, é possível escolher de que forma deseja investir esse recurso, de acordo com seu perfil e objetivos.

Por que investir em previdência complementar?

Entre os benefícios de se aplicar em uma previdência complementar estão:

Manutenção do padrão de vida: O valor máximo pago pela previdência pública pode ser menor do que o último salário da ativa do trabalhador, o que pode gerar uma diferença significativa no orçamento após a aposentadoria. Por isso, a previdência complementar ajuda a cobrir essa lacuna. O teto dos benefícios do INSS, por exemplo, está em R$ 8.157,41 (valor vigente em 2025).

Autonomia e planejamento: O participante de um plano de previdência tem mais controle sobre quanto irá acumular e como deseja receber os recursos acumulados. Em grande parte dos planos é possível fazer simulações, ajustar as contribuições que são feitas todos os meses e escolher perfis de investimento que são compatíveis com o apetite a risco, que muda de pessoa para pessoa.

Benefícios fiscais: As contribuições para a previdência complementar podem ser deduzidas do Imposto de Renda, dentro de certos limites legais. Esta é uma excelente forma de economizar com os valores que são retidos pela Receita Federal e garantir mais recursos para o futuro. Ou seja, você acumula e ainda economiza com a mordida do leão.

Flexibilidade e segurança: Os planos oferecem portabilidade, resgates e, em muitos casos, benefícios em casos de invalidez e morte, garantindo proteção para o participante e para sua família. Dessa forma, se acontecer alguma fatalidade com você ou se estiver incapacitado para trabalhar, quem depende de você estará assistido.

Investimento com foco no longo prazo: Diferente de aplicações voltadas para o curto prazo — como reservas emergenciais —, a previdência complementar é uma escolha pensada para o futuro. Aqui, o tempo é um dos maiores aliados. Quanto mais cedo você começa a investir, mais os juros compostos trabalham a seu favor, potencializando os rendimentos ao longo dos anos.

E a Funpresp, onde entra nessa história?

A Fundação que administra planos de previdência complementar para os servidores públicos federais do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Criada com o objetivo de garantir mais segurança e equilíbrio financeiro na aposentadoria, a Funpresp oferece planos com benefícios exclusivos, como:

  • Contribuição paritária do patrocinador (aplicável aos participantes com benefícios no RPPS submetido ao teto do RGPS);
  • Não utilizataxa de administração;
  • A taxa de carregamento (paga todos os meses) reduzà medida em que os anos passam;
  • Perfis de investimento que respeitam o nível de tolerância ao risco de cada participante;
  • Transparência na gestão dos recursos;
  • Acompanhamento online pelo site e pela Sala do Participante;
  • Benefícios fiscais que ajudam a reduzir o Imposto de Renda,
  • Seguro para a família em casos de incapacidade ou morte.


Além disso, a Funpresp vem ampliando seus serviços, oferecendo produtos como empréstimos consignados com uma das menores taxas do mercado e convênios com planos de saúde e odontológicos por meio de parcerias com entidades como a FIPECq Vida.

Diante de tantas vantagens, fica evidente que aderir a um plano de previdência complementar é a melhor escolha para quem deseja manter o padrão de vida na aposentadoria e ter mais segurança financeira no futuro.

Com contribuições acessíveis, benefícios fiscais, apoio do patrocinador e uma gestão profissional dos recursos, a previdência complementar se consolida como a alternativa mais eficiente e segura para quem quer transformar planejamento em realização. Afinal, garantir uma renda extra lá na frente começa com uma decisão inteligente hoje.

Analise com cautela os planos de previdência ofertados por bancos, instituições financeiras e seguradoras. Em caso de dúvidas, consulte um profissional para orientá-lo.

Educação financeira gratuita

Se você precisar de orientação, o Governo Federal oferece assessoria financeira gratuita para questões de previdência, com diversos programas, como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Além disso, o Banco Central do Brasil (BC) também oferece programas de cidadania financeira que podem ajudar a planejar a aposentadoria.