Valorize os saberes da sua família, você também pode aprender com o exemplo dos avós
Avós são fontes de sabedoria e de ensinamentos que atravessam gerações, transmitindo não apenas lições de vida, mas também valiosas lições financeiras. Eles ensinam sobre valorização da palavra, paciência, simplicidade, gratidão, família, respeito e amor, além de transmitirem conhecimentos práticos sobre como lidar com dinheiro.
Quem nunca ouviu de um avô ou de uma avó um conselho valioso sobre a vida? E sobre dinheiro? Muitas vezes, é no convívio com eles que aprendemos que a paciência e o cuidado no presente podem garantir um futuro mais tranquilo.
No tempo dos nossos avós, nem sempre havia tantas opções de investimento, mas a disciplina e a sabedoria popular já mostravam caminhos importantes. Guardar uma parte do que se ganha, evitar dívidas desnecessárias e planejar antes de gastar eram princípios que ajudavam as famílias a construir segurança.
Hoje, esses ensinamentos continuam mais atuais do que nunca. Na Funpresp, por exemplo, a lógica é a mesma: investir um pouco todo mês um pouco da sua rendade cada salário para garantir um futuro com maior tranquilidade financeiraqualidade. É como aquele famoso “guardar no cofrinho”, mas agora com a vantagem dos rendimentos e da contrapartida do patrocinador, que dobra a sua contribuição no plano ExecPrev ou LegisPrev.
💡 O que podemos aprender com eles
Assim como nossos avós guardavam moedas em latas ou em cadernetas de poupança, nós temos hoje instrumentos mais modernos e eficientes — como a previdência complementar. O objetivo continua o mesmo: garantir estabilidade e realizar sonhos.
👉 Para refletir
Quais ensinamentos financeiros você recebeu da sua família e já colocou em prática? Faça essa reflexão e compartilhe com amigos e familiares.
